Páginas

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Opinião - Caxias x Internacional

Dagoberto e Oscar foram os destaques do jogo. (Foto: globoesporte.com)
Finalmente tive a oportunidade de olhar uma partida do Internacional e devo dizer que saí muito contente. Toque de bola de muita qualidade, a dupla Oscar e Dagoberto jogando muito bem, Kléber dando seus passes incríveis, enfim... Uma atuação digna de encher os olhos dos torcedores que lotaram o seu espaço no Centenário e fizeram a festa. Na minha opinião, alguns pontos a mais devem ser ressaltados:

1. O primeiro tempo do Internacional na partida foi simplesmente de luxo. Nunca vi o Inter trocar passes com tanta qualidade há muito tempo, se infiltrando na zaga caxiense, com a zaga distribuindo passes ao invés de lançamentos e ligação direta. Até Muriel diminui seus balões e decidiu que o caminho é o toque curto com o Kléber, como sempre um jogador que não vai até a linha de fundo, mas esbanja personalidade quando o assunto é precisão no toque de bola. Realmente a atuação colorada nos dá esperança de um ano de muitas alegrias. Já no segundo tempo entrou a experiência da equipe para administrar a partida com muita sabedoria. Ficou fazendo o que fez de melhor na partida inteira, trocando passes, mas desta vez sem muito objetivo de atacar e sim de ter a posse de bola da partida. Teve momentos que ficamos 1,2 minutos trocando passes com a torcida gritando "Olé" ao fundo. Claro que tivemos lances perigosos do Caxias, onde Muriel fez boas defesas, mas o segundo tempo do Inter, apesar de não ter sido empolgante, garantiu a vitória colorada contra o que era, até então, o único invicto na competição, o líder do grupo B, Caxias.

2. Oscar e Dagoberto foram absolutamente os melhores da partida. Oscar vem fazendo grande 2012, com atuações dignas do grande jogador que é. Porém, vejo que o ponto que toquei há alguns dias atrás já vem fazendo grande efeito no Oscar, onde a chegada de Dátolo trouxe uma sombra a sua titularidade absoluta até alguns meses atrás e o garoto resolveu mostrar todo seu talento já conhecido pela torcida colorada, mas que vinha apagado nas últimas partidas do ano passado. Já Dagoberto finalmente desencantou. O jogador foi a contratação mais importante para o clube neste ano, pois há anos - desde a saída de Taison -, não temos um segundo atacante de sua qualidade. Porém, com a falta de ritmo e entrosamento com o grupo fizeram a diferença nas suas primeiras partidas e agora, na sua 5ª partida, mostrou que o entrosamento era só questão de tempo para aparecer e fez grandes tabelas, principalmente com o Oscar, e marcou dois gols em duas belas jogadas, principalmente no segundo gol, com a tabelinha incrível. Muitos queriam inventar que Dátolo jogasse ali e Dorival montasse o time num 4-5-1, mas eu só peço que as pessoas analisem o jogo e pensem o que é melhor para o Inter: um 4-5-1 que tem histórico de nunca funcionar no Inter, não importa a qualidade do meio-campo, ou aproveitar finalmente um segundo atacante de qualidade que não temos em anos?

3. Muriel foi bem mais seguro hoje. Gostei muito de sua atuação, apesar de sua falha onde acabou rebatendo uma bola para o meio da área. Mesmo assim, fez duas grandes defesas em chances claras de Wanderley, atacante do Caxias. Também diminui no número de seus balões, um dos pontos mais criticados dele, e sua reposição foi bem melhor. Realmente não entendo toda essa crítica quanto ao seu futebol, onde não temos um craque das goleiras, mas me diga quando tivemos um goleiro que foi unanimidade com a torcida e a imprensa? No máximo, acho que foi Manga. Logo, parem de criticá-lo e aceitem que temos um bom goleiro para jogar a Libertadores.

4. Por último, gostaria de destacar aqui a atuação apagada de Leandro Damião. A atuação de hoje não foi necessariamente má, porém vejo que o principal ponto para não termos ouvido seu nome foi a falta de oportunidade para ele marcar. Acredito que ele precisa lutar mais pelo seu espaço contra a defesa. A torcida colorada vem presenteando uma fase onde a ida para a seleção brasileira de um jogador só vem trazendo problemas ao clube. Além da exposição muito grande, onde podemos perder nossos principais jogadores (apesar de uma boa quantidade de dinheiro), temos sofrido com más atuações após a volta dos mesmos para o Inter, com o exemplo mais atual o Leandro Damião. Na minha opinião, o jogador tem subido muito no salto alto e esquecido que seu futebol se dava principalmente pelo fato dele ser um jogador humilde que batalha e muito para apresentar um futebol de qualidade. Se voltar a ser este jogador, teremos um ataque MUITO qualificado. Depende somente dele.

Para concluir, digo que a atuação do Inter hoje merece muitos elogios. A partida de hoje nos dá muitas esperanças de lutarmos pelo título da Libertadores e também de que lutaremos pela conquista do Campeonato Gaúcho, geralmente negligenciado pelo clube quando temos a Libertadores pela frente. Claro que a prioridade é de fato a competição mais importante da América, mas é legal ver a disposição do clube para ganhar também o Gaúchão.

E você, o que achou da partida de ontem? Comente e não se esqueça de conferir a página do Celeiro de Ases no facebook e também siga-nos no twitter!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário